Romanos - 3

    1 Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

    2 Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.

    3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?

    4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado.

    5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem. )

    6 De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?

    7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?

    8 E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.

    9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;

    10 Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.

    11 Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.

    12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.

    13 A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;

    14 Cuja boca está cheia de maldição e amargura.

    15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.

    16 Em seus caminhos há destruição e miséria;

    17 E não conheceram o caminho da paz.

    18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.

    19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.

    20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

    21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

    22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

    23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

    24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

    25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

    26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

    27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

    28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

    29 É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,

    30 Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.

    31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.